top of page

A IMPORTÂNCIA DO MUSEU AFRO AMAZÔNICO JOSEFA PEREIRA LAUE DO SEUACERVO

Atualizado: 1 de dez. de 2023

O museu Afro Amazônico é uma instituição nova que inicia sua atividade no ano de 2023, como instrumento de preservação da memória cultural do povo negro amapaense, bem como, propõem-se pela divulgação dessa cultura que está presente no estado do Amapá desde o século XVIII, no período colonial. Nesse sentido a história e a cultura do negro amapaense ganham importância real e significado na museologia, pois, o museu Afro Amazônico é o primeiro de seu gênero no Amapá.


Ele como instituição museológica, pode se dizer que constitui-se em um admirávelinstrumento de divulgação, de ensino e pesquisa da cultura material e imaterial do negro amapaense.A sua importância cultural, histórica e antropológica vai além de seu papel de preservação e proteção da cultura material e imaterial, pela sua exposição pode ser considerado um instrumento de educação sobre a história e cultura do negro. Sendo assim, constituindo como marco pioneiro no estado do Amapá no gênero museológico, onde possui um acervo material diversificado de artefatos da cultura negra, desde artefatos arqueológicos, históricos e etnográficos.


Na sequência, o museu por si só é uma grande referência no Amapá como expressãodo negro na constituição história e cultural desse estado.A exposição é diversificada na contextualização histórica, através dos artefatos da cultura material do negro, que retratam desde a religião, costumes, escravidão, tradições, hábitos, personagens históricos e, etc. Uma exposição que mostra o negro como personagem relevante e participativo na construção e formação da cultural e história local.


Portanto, o museu desempenha papel fundamental no processo de apresentar, com seu acervo, uma narrativa histórica atualde inclusão do negro na formação da identidade cultural do povo amapaense.Um ponto positivo é importante é a proposta da exposição desse museu, - divulgação,aprendizado e formação -,que fica evidente para quem adentra o salão de exposição. Proposta que se resume na divulgação, aprendizado e formação das atuais e futuras gerações de jovens amapaenses. Pois, possibilita a formação e conhecimento da cultura afro e seu papel no contexto histórico e cultural do Amapá.


Por fim, o museu Afro Amazônico, além de oportunizar conhecimento e divulgação sobre a cultura negra amapaense e sua história, é um sonho que foi realizado. O seu rico acervo em exposição é uma importante fonte/instrumento de pesquisa e ações de extensão de valorização da cultura material e imaterial. Tudo isso só foi possível, por causa do trabalho e empenho de um negro amapaense, do bairro do Trem, Padre Paulo Matias.


Autoria: Prof. Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho

 
 
 

Comentários


bottom of page